Fim de ano sustentável: Como reduzir os impactos ambientais das festividades?

Fim de ano sustentável: Como reduzir os impactos ambientais das festividades?

O Brasil é o 4º maior produtor de lixo no mundo, segundo a WWF. E 30% desse lixo é composto por embalagens, segundo o Instituto Akatu. Numa época em que presentear é quase inevitável, é importante lembrar que existem boas práticas eficientes para diminuir o impacto do consumo ao meio ambiente e ter um Natal sustentável.

Uma boa maneira de reduzir os impactos com presentes é se planejar. Fazer a sua lista de prioridades de compras e não se deixe levar pelos estímulos ao consumo.
Mas será que dá para se abster de dar aquela lembrancinha para todo mundo da família?

Dicas

As brincadeiras de amigo oculto são uma ótima saída para esse problema! E se você combinasse com a sua família que esse ano os presentes serão apenas de amigo secreto? Economia financeira e de recursos naturais!

Para as crianças, a solução pode ser mais simples e divertida! Por que não fazer brinquedos de material reciclado? Ou ainda, escolher um presente para dar em conjunto? Além disso, vocês ainda podem separar os brinquedos que não usam mais para doação, condicionando a chegada de novos objetos a uma chance para reutilização de outros! Esse é um ponto importante, pois trata de educação ambiental, de preparar as crianças para um futuro mais consciente, o que é imprescindível num cenário em que os recursos naturais estão cada vez mais ameaçados. Para manter o mesmo padrão de consumo atual, seria necessário 1,6 planeta Terra, segundo a Global Footprint Network.

Muita gente pode achar estranho, mas dar os presentes sem embalagens de acréscimo também evita o desperdício! Mas e a surpresa? Esse é o momento de avaliar quais realmente precisam ser surpresa e ainda buscar por embalagens amigáveis com o meio ambiente, que poderão ser recicladas ou reutilizadas!

Ceia de Natal e Ano Novo

Como a gente já falou por aqui, a alimentação também é uma grande responsável pela nossa pegada de carbono. Nessa época, que tal inovar com pratos menos invasivos e que demandam menos recursos do meio ambiente? Veja os alimentos menos impactantes para o meio ambiente! E se você gosta de opções veganas, não pode perder essas receitas.

Como ter um Natal mais sustentável

  • Otimização de compras: planejamento e redução
  • Não precisa de lembrancinha para todo mundo, o propósito é comum: minimizar os impactos ambientais 
  • Reciclar para fazer brinquedos
  • Substituir vários presentinhos por um, e presentear em conjunto
  • Evitar embalagens ou usar materiais de fácil reaproveitamento ou recicláveis
  • Ensinar as crianças a descartar corretamente as embalagens
  • Converse com sua família e combinem um fim de ano mais sustentável!
  • Ceias: planejar pratos com ingredientes que poluem menos e, é claro, evitar o desperdício!

Natal é um momento de confraternização, festas, reuniões, presentes e brincadeiras, mas é também período de renovações e planejamento. Você já parou para pensar nos impactos ambientais do seu consumo? Já imaginou inserir essa pauta na lista de mudanças do ano que chega?

Feliz Natal, boas festas, e estamos todos esperando por dias melhores, mais harmoniosos com a natureza!

Leave a Reply